Portal RPJNEWS

MENU

Notícias / Saúde

Homem morre após mergulhar em lagoa

Especialistas alertam sobre os riscos de mergulhar em água fria após a utilização de saunas

Homem morre após mergulhar em lagoa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Especialistas alertam sobre os riscos de mergulhar em água fria após a utilização de saunas, depois da morte de um homem de 20 anos na cidade de Nikko, no leste do Japão. O visitante da sauna estava nadando em um lago próximo e os socorristas o encontraram morto no fundo da água de 3 metros de profundidade. A causa da morte ainda não foi oficialmente confirmada, provavelmente seja o choque térmico, que pode causar ataques cardíacos ou outros problemas de saúde.

Embora a alternância entre banhos de ar quente e água fria seja considerada eficaz para melhorar vários sintomas causados ​​por nervos fracos e distúrbios do sistema nervoso autônomo, a associação de saunas e spas diz que pessoas que sofrem de enrijecimento arterial, hipertensão, diabetes ou doenças cardíacas devem evitar essa alternância porque pode causar um acidente súbito.

Shinya Hayasaka, professor de medicina balnear na Tokyo City University, informou que a temperatura da água deve ter sido baixa porque a temperatura do ar ainda é baixa em Nikko nesta época do ano. Ele explicou que uma grande diferença de temperatura estimula o sistema nervoso simpático, causando um aumento na pressão sanguínea e aumentando o risco de ataque cardíaco ou outros problemas de saúde.

Hidetoshi Saitoh, professor da Universidade de Tecnologia de Nagaoka e especialista em acidentes aquáticos, explicou que entrar na água sem verificar a profundidade é uma causa comum de acidentes e pede que as instalações conheçam a profundidade da água e a indiquem claramente aos clientes.

Embora as saunas no Japão tenham sido apreciadas principalmente em ambientes fechados, agora há uma tendência crescente de saunas com pontos de banho naturais em várias áreas, incluindo Nikko, Nagano e Yamanashi. Os especialistas acreditam que medidas de segurança adicionais são necessárias para evitar futuros acidentes e sugerem que os usuários, depois de uma sauna, se exponham ao ar livre e evitem mergulhar em água fria.

Comentários: