Portal RPJNEWS

Quinta-feira, 14 de fevereiro

Comunidade

Japão Esclarecerá Regras de permanência para filhos de Estrangeiras

Novas diretrizes visam facilitar a vida de jovens estrangeiros que desejam construir uma vida no país

RPJNews
Por RPJNews
Japão Esclarecerá Regras de permanência para filhos de Estrangeiras
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O governo japonês está prestes a esclarecer os requisitos de residência permanente para filhos de estrangeiros que chegaram ao Japão durante a infância ou adolescência e que desejam construir uma vida no país ao atingirem a maioridade. A medida afeta principalmente aqueles que chegaram ao Japão com os pais durante o ensino fundamental ou médio, geralmente entre 12 e 18 anos.

Autoridades da Agência de Serviços de Imigração (ISA) informaram que os novos requisitos incluirão mais de cinco anos de independência financeira, bem como o pagamento de impostos e prêmios de previdência social. Além disso, esses jovens deverão manter um visto de "atividades designadas".

Crianças com visto de família serão elegíveis para o visto de atividades designadas após se formarem em uma escola secundária japonesa e garantirem um emprego no Japão. Embora esses vistos permitam trabalhar no país, eles apresentam limitações significativas. Os portadores de visto não podem iniciar um negócio ou trazer membros da família para o Japão imediatamente. Por exemplo, se eles se casarem com alguém de seu país de origem, o cônjuge não poderá se juntar a eles sob este visto.

Leia Também:

Adicionalmente, a residência desses jovens no Japão depende dos pais ou responsáveis legais, o que significa que se os pais deixarem o país, os filhos também terão que sair. Em contrapartida, crianças que chegaram ao Japão na escola primária ou antes podem fazer a transição direta de um visto de família para a residência permanente, que oferece benefícios significativos, como a capacidade de abrir um negócio e patrocinar um cônjuge para residência.

Um funcionário da ISA explicou que a agência já permitiu mudanças do visto de atividades designadas para o status de residente permanente no passado. No entanto, a falta de divulgação dos requisitos específicos levou a críticas, pois cria obstáculos para os jovens planejarem seu futuro.

Crianças que vêm ao Japão antes dos 17 anos geralmente obtêm um visto de família. No final do ano passado, havia aproximadamente 266.000 pessoas, incluindo adultos, com esse status, representando um aumento de mais de 30% nos últimos cinco anos.

FONTE/CRÉDITOS: Agência imigração
Comentários: