O Banco Central faz anúncio sobre a nova moeda que irá substituir o real
Uma notícia surpreendente caiu no colo dos brasileiros recentemente, e diz respeito ao fim do dinheiro físico.
E segundo um anúncio do Banco Central, todo mundo pode ir dando adeus a atual moeda, pois uma substituta foi confirmada e está para chegar
Para quem não sabe, o Banco Central tem a função desenvolver e proteger a política monetária do país para proteção da economia.
Ele visa manter o poder de compra da moeda nacional e garantir o pleno funcionamento do sistema financeiro.
Assim, o BC surpreendeu com anúncio sobre o substituto do real no Brasil.
Em agosto do ano passado, o Banco Central anunciou um comunicado informando sobre um substituto da moeda física utilizada no Brasil.
O substituto do real já está em processo de implementação, e a transição para uma nova forma de dinheiro está prevista para este ano.
De acordo com o ‘G1’, a moeda digital oficial do Brasil que irá substituir o real teve a nomenclatura cravada como Drex, que seria uma abreviação de “digital real x”.
Vale lembrar que a notícia acabou pegando muitas pessoas de surpresa e promete causar uma verdadeira reviravolta na economia nacional.
Anúncio do Banco Central
"O real digital é uma expressão da moeda soberana brasileira, que está sendo desenvolvida para dar suporte
a um ambiente seguro onde empreendedores possam inovar e onde os consumidores possam ter acesso às vantagens tecnológicas"
O Drex
O Drex é uma versão digital do real, a moeda que todos nós conhecemos.
Mas, com o Drex, você não precisará mais lidar com notas e moedas físicas.
Ele tem o mesmo valor e a mesma aceitação do real tradicional, sendo regulado pelo Banco Central, o órgão responsável pela política monetária.
Uma das principais vantagens do Drex é justamente a segurança.
Assim como o real em papel, o Drex é emitido somente pela plataforma do Banco Central.
Isso significa que você pode confiar em sua autenticidade e valor, sem preocupações com falsificações ou instabilidade financeira.
Aliás, a expectativa é de que a nova moeda ajude a baratear os custos de operações e aumente a inclusão dos usuários como uma porta de entrada no novo mercado financeiro.
Além disso, a expectativa é que, até o fim deste ano, o Drex tenha seu acesso já liberado e possa ser utilizado pelos brasileiros.
Como vai funcionar o Drex?
Conforme o Banco Central, o Drex vai permitir que vários tipos de transações financeiras seguras com ativos digitais e contratos inteligentes estejam à sua disposição.
Esses serviços financeiros inteligentes serão liquidados pelos bancos dentro da Plataforma Drex do Banco Central (BC).
Por: Kelly Araújo
Por Gildo Ribeiro
Comentários: