Portal RPJNEWS

MENU

Notícias / Policial

Polícia do Japão lançará nova unidade para combater golpes contra idosos

Espera-se que a unidade prevista tenha mais membros e um papel maior do que uma equipe existente que foi criada em 2005

Polícia do Japão lançará nova unidade para combater golpes contra idosos
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

TÓQUIO (Kyodo) - A polícia japonesa planeja lançar uma nova unidade com base na área metropolitana de Tóquio na próxima primavera para investigar o número crescente de golpes em todo o país que geralmente visam os idosos, com a nova equipe envolvendo policiais de todo o país.

Espera-se que a unidade prevista tenha mais membros e um papel maior do que uma equipe existente que foi criada em 2005 para lidar com os as ocorrências, golpistas fazendo-se passar por seus filhos e pedindo transferências de dinheiro urgentes pelo telefone.

O papel da equipe existente foi limitado aos estágios iniciais das investigações policiais, como a verificação de imagens de câmeras de segurança de caixas eletrônicos. Mas a nova organização será responsável pela maior parte do processo de investigação.

Em 2022, o prejuízo causados por fraudes no Japão chegaram a 37 bilhões de ienes (US$ 267 milhões), aumentando pela primeira vez em oito anos e ressaltando a necessidade de reforçar os esforços para reprimir tais crimes.

Esses golpes costumam ser cometidas sistematicamente por grupos criminosos, geralmente compostos por seus líderes, "chamadores", que fazem ligações para fraudar a vítima, e "gaveteiros", que retiram dinheiro de caixas eletrônicos para receber o dinheiro fraudado.

Muitos dos grupos que cometem tais fraudes operam na área de Tóquio, enquanto suas vítimas estão espalhadas por todo o país.

A equipe de investigação atualmente em operação tem permitido que as investigações sejam conduzidas com mais eficiência, por estar sediada na região metropolitana. Sem eles, os investigadores teriam de ser despachados dos departamentos de polícia da província toda vez que um possível caso especial de fraude fosse detectado.

De acordo com a Agência Nacional de Polícia, a equipe era inicialmente composta por 43 membros, com um oficial despachado de 43 departamentos de polícia da província em todo o país, e estava localizada no Departamento de Polícia Metropolitana de Tóquio.

No ano passado, o número da equipe aumentou para 53, com seus membros destacados para Tóquio e outras três prefeituras nas proximidades – Saitama, Chiba e Kanagawa.

Fonte/Créditos: THE MAINICHI

Comentários: