Portal RPJNEWS

MENU

Notícias / Comunidade

Primeiro grande tremor de 2024 assusta e alerta de tsunami é disparado em áreas do Mar do Japão

Autoridades pedem para as pessoas se afastarem das áreas de risco e procurem os pontos de abrigo

Primeiro grande tremor de 2024 assusta e alerta de tsunami é disparado em áreas do Mar do Japão
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Um terremoto com magnitude de 7,6 abalou uma ampla área na costa do Mar do Japão na tarde de segunda-feira(1)com um grande alerta de tsunami emitido em Ishikawa.

O maior alerta de tsunami foi emitido para Noto, enquanto alertas de tsunami foram publicados para as prefeituras de Yamagata, Niigata, Toyama, Ishikawa, Fukui e Hyogo, e avisos de tsunami para amplas áreas ao longo da costa do Mar do Japão. O terremoto foi às 16:06 e a partir do primeiro, foram mais de 11 tremores que variavam de 4 a 6.5 de magnitude.

As autoridades alertam para um possível tsunami e pede para a população se afastar da área atingida em busca de lugares mais seguros. Até o momento não tivemos informações de números de feridos, mas muitos deram entrada em hospitais. 

O alerta foi emitido para tsunami, que ainda pode ser mais forte, os bombeiros e policiais estão trabalhando nas ocorrências e atendimentos na região. Ainda continua a instabilidade com abalos sísmicos em sequência, intervalos de 3 a 10 minutos.  

Vídeo do canal O Antagonista 

Ondas de cerca de 1 metro ao longo de partes da costa do Mar do Japão, sendo esperada uma onda maior, informou a emissora pública NHK.

A Agência Meteorológica do Japão informou que o tremor foi a 7 na escala máximo de intensidade sísmica japonesa na Península de Noto, em Ishikawa. Um tsunami de 1,2 metros atingiu o porto de Wajima.

Casas ficaram destruídas, prédios desabaram e a população ficou sem luz. Autoridades pedem para as pessoas se afastarem das áreas de risco e procurem lugares distante da costa, como abrigos reservados pelo governo.

Comentários: