As autoridades japonesas emitiram um alerta severo para que as pessoas evitem escalar o Monte Fuji antes da abertura oficial das trilhas. Esse alerta veio após a trágica morte de quatro alpinistas durante um período em que as trilhas ainda estavam fechadas para caminhantes.
A polícia foi acionada na manhã de domingo por uma mulher de Tóquio que não conseguiu entrar em contato com seu marido de 53 anos, que havia subido o Monte Fuji. Durante as buscas, três pessoas foram encontradas em estado de parada cardíaca perto da cratera, no lado sul do pico. As vítimas foram localizadas em diferentes pontos da montanha, e as autoridades estão trabalhando para identificá-las e determinar as causas das mortes.
Além disso, no lado norte do Monte Fuji, um homem de 38 anos desmaiou e ficou inconsciente na quarta-feira. Ele foi levado ao hospital, onde foi confirmado seu óbito.
Leia Também:
As trilhas da Prefeitura de Shizuoka e da Prefeitura de Yamanashi só abrem oficialmente para a temporada de caminhadas em julho, mas isso não impede algumas pessoas de tentar escalar a montanha fora de temporada. Takekawa Shunji, um guia de montanha nacional e internacional, explicou os desafios de escalar o Monte Fuji, especialmente no inverno e nas condições atuais.
"O Monte Fuji no inverno é classificado como uma das montanhas mais difíceis para escalada de inverno no Japão. As condições são tão severas que pessoas com alguma experiência com montanhas comuns no inverno não conseguem lidar com isso. Ainda tem um pouco de neve em junho, então um alpinista deve saber que as condições não serão diferentes das do inverno", disse Shunji.
As mínimas noturnas no pico nesta época do ano caem abaixo de zero, e manchas de neve permanecem, aumentando o risco para os alpinistas. Além disso, as trilhas de escalada em Shizuoka passam por verificação e reparo antes do início da temporada, mas a manutenção adequada não pode ser realizada enquanto as trilhas estão fechadas. Muitas pousadas e postos de socorro também estão fechados, aumentando ainda mais os riscos.
Autoridades reforçam que escalar as trilhas fora da temporada é extremamente perigoso e estão pedindo para as pessoas não tentarem fazê-lo.
Comentários: