A Agência Meteorológica do Japão alertou que a região de Tohoku, no nordeste do país, deve ser atingida novamente por chuvas fortes a partir de terça-feira. Nos últimos dias, as prefeituras de Yamagata e Akita sofreram com precipitações recordes, provocadas por uma frente de chuva sazonal ativa.
Essas chuvas intensas fizeram com que o Rio Mogami e outros rios transbordassem, submergindo várias áreas e causando deslizamentos de terra. Na Prefeitura de Yamagata, os níveis dos rios continuam altos, e o solo permanece instável, especialmente nas partes ao norte de Tohoku.
Embora a precipitação tenha diminuído temporariamente, a frente de chuva se deslocou novamente sobre Tohoku na manhã de sábado, e nuvens de chuva estão se formando em partes das prefeituras de Yamagata e Miyagi. As autoridades meteorológicas preveem que chuvas torrenciais localizadas, acompanhadas de raios, podem atingir Tohoku até o final da noite de sábado.
Além disso, há a possibilidade de chuvas intermitentes, especialmente em áreas ao longo da costa do Mar do Japão, até por volta de terça-feira. As autoridades recomendam que os moradores fiquem atentos aos alertas e tomem precauções para evitar riscos de inundação e deslizamentos de terra.
Comentários: