PORTAL RPJNEWS

Segunda-feira, 07 de Julho de 2025
Idioma atual
MENU

Notícias / Economia

Governo japonês reavalia em sigilo casos de pensões negadas; mais de 1.000 pessoas deixaram de receber

Após aumento de recusas em 2024, documentos internos revelam revisão discreta de milhares de casos de aposentadoria por invalidez

Governo japonês reavalia em sigilo casos de pensões negadas; mais de 1.000 pessoas deixaram de receber
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em meio ao crescente número de pedidos de pensão por invalidez negados no Japão no exercício fiscal de 2024, o Serviço de Pensões do país estaria realizando uma reavaliação discreta de milhares de casos considerados anteriormente como não elegíveis. A informação foi divulgada pela Kyodo News com base em documentos internos e relatos de funcionários.

Esse tipo de revisão não é usual, o que torna a medida incomum. Quando questionado sobre o caso, o órgão responsável negou qualquer reexame, afirmando que “não há fundamento para isso”. No entanto, fontes ouvidas pela agência noticiosa confirmaram a existência da análise interna, classificando a resposta oficial como imprecisa.

A investigação teve início após um levantamento feito com apoio de um especialista em direito previdenciário, que identou um aumento substancial nas recusas de benefícios desde 2012. Em março, a Kyodo revelou os resultados da pesquisa, destacando o crescimento nos casos de indeferimento.

Diante disso, segundo relataram servidores, o diretor do Centro de Pensões por Invalidez teria determinado, em abril, a revisão de milhares de processos com pagamento negado. Funcionários de diferentes setores foram designados para analisar os casos selecionados.

Apesar de o próprio diretor do centro negar, em entrevista, ter ordenado uma reavaliação formal, ele admitiu reconhecer o aumento das negativas e afirmou ser necessário “identificar, verificar e analisar” os casos pendentes — sem informar quantos seriam revisados.

Fonte/Créditos: KYODO NEWS

Comentários:

RPJNews

Publicado por:

RPJNews

Reportagem comunitária integrando brasileiros no exterior

Saiba Mais

Veja mais