O Governo Municipal de Oita, no sudoeste do Japão, decidiu fechar uma sala de amamentação localizada em frente à Estação JR Oita no dia 23 de outubro. A decisão foi tomada após a descoberta de que o espaço estava sendo utilizado de forma inadequada, com indícios de que menores de idade estavam fumando no local, entre outros comportamentos impróprios. Além disso, a sala sofreu danos, incluindo um buraco de aproximadamente 50 centímetros de diâmetro em uma de suas paredes internas.
A sala de lactação foi instalada em 2017 na praça do portão Funai Chuo da estação, com o objetivo de oferecer um espaço seguro e confortável para mães que precisassem amamentar seus bebês. No entanto, o departamento de planejamento urbano do governo municipal observou um aumento no acúmulo de lixo, como latas de álcool vazias e pontas de cigarro, ao longo do tempo. Embora avisos tenham sido colocados pedindo que o espaço fosse usado apenas para amamentação, os danos foram registrados no final de setembro.
Para entender melhor o que estava ocorrendo, as autoridades revisaram imagens de câmeras de segurança gravadas em nove dias — entre 17 e 23 de setembro e entre 12 e 13 de outubro. Das 40 vezes em que a sala foi usada, apenas uma foi por uma mulher acompanhada de uma criança. Nas outras 39 ocasiões, um total de 72 pessoas ocupou o espaço: 52 homens e 20 mulheres, muitos deles jovens, e alguns aparentando ser menores de idade foram vistos fumando ao entrar ou sair da sala. As evidências sugerem que o local estava sendo usado para fumar e beber, em vez de sua finalidade original.
Diante disso, o governo municipal está avaliando a possibilidade de reutilizar o espaço para outras finalidades. Um representante do departamento de planejamento urbano pediu desculpas às mães e bebês que utilizavam a sala de forma apropriada, reconhecendo o transtorno causado pelo fechamento.
Comentários: