Cerca de 40% dos acidentes com patinetes elétricos no Japão, entre janeiro e junho deste ano, foram causados por condutores embriagados, segundo a Agência Nacional de Polícia (NPA). No total, 17,2% dos acidentes, ou 23 de 134 casos, incluíram colisões envolvendo motoristas alcoolizados.
Esse índice é significativamente maior em comparação aos acidentes com bicicletas e ciclomotores, nos quais a taxa de condutores alcoolizados é de apenas 1%. A NPA alerta sobre os riscos de dirigir sob efeito de álcool, reforçando: "Não beba e dirija um patinete elétrico."
Nos acidentes com veículos individuais, 18 dos 45 casos envolveram condutores alcoolizados. Quase 70% dos acidentes resultaram em quedas, e 10 envolveram colisões com postes ou guardrails. As áreas mais afetadas foram o rosto e a cabeça, representando 60% dos feridos.
Entre julho de 2023 e junho deste ano, houve 219 acidentes com patinetes, 90% envolvendo veículos alugados e 30% dos condutores não possuíam habilitação. A maior parte dos usuários envolvidos em acidentes estava na faixa dos 20 anos (51,6%), seguidos por pessoas entre 30 e 40 anos (22,4%).
A NPA também destacou que muitos acidentes com patinetes ocorrem durante a madrugada, entre meia-noite e 6 da manhã, principalmente após atividades de lazer e consumo de álcool.
Comentários: