Japonês Riki Takayanagi(75)atropelou três estudantes do ensino fundamental que voltavam da escola. O motorista conduzia um carro de placa amarela(Pequeno).
O atropelamento aconteceu na cidade de Hamamatsu por volta das 14:00 do dia 26. Moradores ligaram para o Corpo de Bombeiros e para a polícia, que prendeu o condutor. Os alunos frequentam a mesma turma na escola primaria e ficaram feridos no acidente, uma em estado grave após bater a cabeça.
“Quando ouvi um grande estrondo, saí e vi um menino sentado chorando”. Havia outras crianças deitadas no chão também” relatou um morador proximo ao acidente. “Geralmente há muito trânsito e muitas vezes as crianças podem ser vistas andando dentro da estreita faixa à beira da estrada“ disse outro morador.
Atropelamentos envolvendo idosos é constante no Japão e preocupa as autoridades, mas ainda falta tomar medidas para previnir acidentes, como por exemplo, limitar habilitação para determinada idade. É preciso uma lei mais rígida para proteger pedestres.
A sucessão de acidentes levou o governo a pensar em medidas preventivas e parte da população a agir. Pesquisa do governo feita em 2019 revelou que 56,6% dos motoristas com 60 anos ou mais continuavam a dirigir. O número cai com a idade, mas é alto entre os idosos: 45,7% das pessoas habilitadas de 75 a 79 anos, e 26,4% das que têm 80 ou mais se mantêm firmes no volante. Ou seja, um em cada quatro octogenários ainda dirige.
A população acredita que a maneira mais eficaz de evitar acidentes, é aposentar da direção.
Comentários: