A cidade de Matsumoto, localizada na província de Nagano, anunciou que aumentará as taxas de entrada para o icônico Castelo de Matsumoto. Em entrevista coletiva, o prefeito Yoshinao Gaun confirmou que os turistas estrangeiros não serão cobrados de maneira diferenciada em relação aos visitantes japoneses.
Além do reajuste nas taxas de entrada, a cidade planeja introduzir um imposto de acomodação, com o objetivo de aumentar as receitas e melhorar a infraestrutura turística local. O fim das restrições relacionadas à COVID-19, aliado à desvalorização do iene, resultou em um aumento significativo no número de turistas que visitam o Japão, exigindo assim novos recursos para atender à crescente demanda.
Atualmente, as taxas de entrada para o Castelo de Matsumoto são de 700 ienes (aproximadamente US$ 4,80) para adultos e 300 ienes para alunos do ensino fundamental e médio. A expectativa da cidade é que a receita gerada pelas taxas do castelo neste ano fiscal alcance cerca de 540 milhões de ienes.
Quando questionado sobre o momento do reajuste, o prefeito afirmou: "Estamos considerando abril do ano que vem". Ele também mencionou que discutirá a magnitude do aumento com o departamento responsável e que a decisão final será submetida à votação na assembleia municipal.
Comentários: