O fenômeno que provocou a onda na praia em Balneário Rincão foi um tsunami meteorológico. Em inglês se chama de meteotsunami. Conforme o gerente de monitoramento e Alerta, Frederico Rudorff, esses fenômenos são raros, perigosos e geralmente ocorrem durante a passagem de linhas de instabilidade atmosféricas intensas.
No ultimo dia 06 deste mês(11) no Rio de Janeiro, frequentadores de Ipanema e Leblon, também foram surpreendidos pelo aumento repentino do nível do mar, quando estavam na areia.
Rio de Janeiro
Rudorff explica que apesar de ocorrerem ventos intensos comuns durante as passagens de linhas de instabilidade como esta, não é o vento que provoca o tsunami meteorológico, mas sim a combinação peculiar de fatores. “Como por exemplo, a perturbação da pressão atmosférica sobre o mar, a velocidade e a direção de deslocamento da tempestade em relação à linha de costa e a batimetria local, que podem gerar uma ressonância e uma amplificação da onda”, explica.
Em Santa Catarina já houve registros na praia do Pântano do Sul, e que também foi sentido na praia da Armação em 19 de novembro de 2009. Esse evento foi muito bem documentado e descrito pelo Eloi Mello et al. (2010). Além desses, ocorreram dois eventos similares na praia do Cassino no RS em 1977 e em 2014.
Santa Catarina
Comentários: