SAGAMIHARA, Kanagawa — Um esquadrão multinacional de bombeiros voluntários foi criado em Aikawa, na província de Kanagawa, com o objetivo de atuar como intérpretes e tradutores para residentes estrangeiros em centros de evacuação e outros locais em casos de desastres.
Em 7 de julho, membros do esquadrão, originários de países como Brasil e Filipinas, participaram de uma cerimônia que marcou a inauguração do "Corpo de Bombeiros Funcional Multilíngue da Cidade de Aikawa".
Aikawa abriga cerca de 3.400 residentes estrangeiros de países como Peru, Vietnã, Filipinas e Brasil, representando aproximadamente 8,6% da população da cidade — um número relativamente alto para os municípios na província. O novo esquadrão visa reduzir as ansiedades dos residentes estrangeiros que não entendem japonês, comunicando-se com eles em suas línguas nativas durante desastres.
O time é composto por sete integrantes: dois brasileiros responsáveis pelo português, um peruano (espanhol), um filipino (tagalo), um japonês (inglês), um cambojano (khmer) e um vietnamita (vietnamita).
Na cerimônia, cartas de nomeação foram entregues aos membros, que em seguida participaram de uma aula de salvamento. Em tempos normais, eles estarão envolvidos em simulações de incêndio, bem como em atividades de relações públicas durante eventos na cidade.
Um membro vietnamita de 19 anos prometeu ajudar o maior número possível de pessoas em perigo, comunicando-se com elas em momentos de desastre.
Comentários: