No dia 15 de junho, a Polícia da Prefeitura de Fukuoka prendeu o vietnamita Nguyen Thi Thuy, executivo de uma empresa no distrito de Hakata, cidade de Fukuoka, sob suspeita de fraude informática. Thuy é acusado de fraudar operadores comerciais de entrega de alimentos ao simular a entrega de comida a clientes.
Além de Thuy, Riku Takagi, de 36 anos, também foi preso. A polícia está investigando a possibilidade de envolvimento de outras pessoas e estima que as taxas de entrega fraudulentas possam chegar a dezenas de milhões de ienes.
Segundo a polícia, entre 29 de janeiro e 5 de fevereiro, Thuy usou um aplicativo dedicado de uma empresa em Tóquio, para a qual Takagi havia emprestado sua conta. Thuy supostamente recebia produtos em um restaurante que administrava e enviava informações falsas à empresa, afirmando que as entregas haviam sido realizadas a clientes. Nos dias 6 e 13 de fevereiro, Thuy teria transferido um total de 18.343 ienes como taxas de entrega para a conta de Takagi.
A identidade das cinco pessoas envolvidas não foi revelada pela polícia. A situação comercial do restaurante de Thuy também não foi confirmada. Durante os dois anos até fevereiro, vários milhões de ienes foram transferidos de empresas para a conta de Takagi, e a polícia está investigando a possibilidade de outras pessoas terem emprestado a conta.
Comentários: