Portal RPJNEWS

MENU

Notícias / Mundo

Irã ataca Israel com drones e mísseis

A ação militar iraniana ocorre menos de duas semanas depois de um ataque ao consulado irianiano em Damasco, na Síria, atribuído a Israel.

Irã ataca Israel com drones e mísseis
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Irã atacou o território de Israel com drones e mísseis neste sábado (13). Esse é mais um movimento na escala de tensão, que teve início com o ataque do grupo terrorista Hamas seis meses atrás.

A ação militar iraniana ocorre menos de duas semanas depois de um ataque israelense ao consulado irianiano em Damasco, na Síria, no dia 1º de abril. Sete membros da Guarda Revolucionária do Irã e seis cidadãos sírios morreram. Teerã culpou Tel Aviv pela agressão e prometeu uma resposta.

Sirenes foram ativadas em Jerusalém às 1h45 do horário local (19h45, no horário de Brasília). O sistema de defesa, o “Domo de Ferro”, conseguiu derrubar inúmeros drones. As explosões foram audíveis em solo e iluminaram o céu.

Mais cedo, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que Israel estava preparada para “a possibilidade de um ataque direto do Irã” e que o país estava “pronto para enfrentar “qualquer cenário”.

Por causa dos ataques, a Jordânia, o Líbano e o Iraque fecharam seus espaços aéreos.

A inimizade entre Irã e Israel não é de hoje. Esse muro vem sendo construído bloco a bloco desde a Revolução Irianana de 1979, que deu poder aos aiatolás. Teerã considera que Israel não tem o direito de existir como país.

A rivalidade que vinha escalando nas últimas décadas ganhou peso nos últimos anos. Tel Aviv acusa os religiosos iranianos de financiarem grupos terroristas como Hamas, que atua nos territórios palestinos, e o Hezbollah, que age no Líbano.

Navio apreendido

Mais cedo, a Guarda Revolucionária do Irã alegou ter apreendido um navio porta-contêineres ligado a Israel em uma operação de helicóptero perto do Estreito de Ormuz. A informação foi confirmada pela agência de notícias estatal IRNA e eleva as tensões já altas depois que o governo iraniano ameaçou uma retaliação por um suposto ataque israelense ao seu consulado na Síria.

A agência iraniana confirmou ainda que o navio de “bandeira portuguesa é operado pela empresa Zodiac, que pertence ao bilionário israelense Eyal Ofer”, e “rumava para águas territoriais iranianas”.

Em nota, a companhia MSC anunciou que a embarcação tem 25 tripulantes a bordo. “Lamentamos confirmar que o MSC Aries, propriedade da Gortal Shipping Inc, afiliada à Zodiac Maritime, e fretado pela MSC, foi abordado pelas autoridades iranianas de helicóptero” e “há 25 tripulantes a bordo”, diz o texto.

Fontes especificam que a tripulação do MSC Aries preso no Estreito de Ormuz é composta por asiáticos, principalmente cidadãos filipinos.

Link da matéria -https://agorars.com/brasil-e-mundo/ira-ataca-israel-com-drones-e-misseis/

Fonte/Créditos: AGORA RS

Comentários: