A Alemanha apresentou um aumento de 6,3% no PIB nominal em 2023, totalizando cerca de 4,12 trilhões de eurosA depreciação do iene contribuiu para a redução do PIB nominal do Japão quando medido em dólares americanos.
A Mitsubishi UFJ Research and Consulting Co. estima o PIB nominal do Japão para 2023 em cerca de 591 trilhões de ienes, ou aproximadamente 4,2 trilhões de dólares. A inversão nas classificações econômicas entre Alemanha e Japão foi prevista pelo Fundo Monetário Internacional em outubro.
O enfraquecimento do iene e a inflação na Alemanha foram fatores que contribuíram para a inversão prevista. A Alemanha superou o Japão em taxas de crescimento econômico a longo prazo, reduzindo a diferença no tamanho de suas economias.
Exportações e crescimento econômico estagnaram no Japão devido a uma mentalidade avessa ao risco nas empresas ao longo das últimas três décadas. A população japonesa está envelhecendo e diminuindo rapidamente, impactando a força econômica do país.
O FMI prevê que a Índia ultrapassará o Japão em PIB nominal em 2026, colocando o Japão em quinto lugar na classificação global. A depreciação do iene é vista como reflexo do fraco poder econômico do Japão, e a projeção é de que o país pode enfrentar desafios significativos para manter sua posição no cenário econômico mundial.
Em resumo, a dinâmica competitiva entre Alemanha e Japão, destacando as tendências econômicas recentes e apontando para possíveis desafios futuros para a economia japonesa.
Comentários: