Tóquio, 30 de agosto de 2024 — A partir de 1º de novembro deste ano, o uso de telefones celulares enquanto se anda de bicicleta será estritamente proibido no Japão, conforme estipulado pela revisada Lei de Trânsito Rodoviário. A medida visa reduzir acidentes e aumentar a segurança nas vias públicas, e inclui penalidades rigorosas para aqueles que desrespeitarem a nova regulamentação.
A decisão foi confirmada em uma reunião de gabinete realizada hoje(31) marcando o início da implementação das novas regras. Segundo a legislação revisada, conhecida por proibir o “uso de telefone celular enquanto dirige uma bicicleta”, os ciclistas que forem flagrados utilizando o celular poderão enfrentar severas consequências legais. As penalidades incluem até um ano de prisão ou multa de até 10.000 ienes para aqueles que causarem acidentes ou criarem perigos enquanto estiverem usando o telefone. Além disso, mesmo o simples ato de olhar para a tela do celular enquanto pedala poderá resultar em uma pena de até seis meses de prisão ou multa de até 100.000 ienes.
A decisão de implementar essa nova legislação é respaldada por preocupações crescentes com a segurança no trânsito. De acordo com a Agência Nacional de Polícia, nos seis meses até junho deste ano, 18 mortes e ferimentos graves foram atribuídos ao uso de bicicletas enquanto se manipulava um celular, e a tendência continua a se agravar.
O aumento de incidentes envolvendo bicicletas e celulares levou as autoridades a agir com mais firmeza. A nova legislação visa não apenas desestimular a prática perigosa, mas também proteger tanto os ciclistas quanto os demais usuários das vias.
Os ciclistas devem estar atentos às novas regras e evitar o uso de celulares enquanto estiverem pedalando. A lei pretende criar um ambiente de tráfego mais seguro e reduzir os riscos associados ao uso imprudente da tecnologia enquanto se anda de bicicleta.
Comentários: