PORTAL RPJNEWS

Segunda-feira, 07 de Julho de 2025
Idioma atual
MENU

Notícias / Mundo

Princesa Kako de Akishino exalta memória dos imigrantes japoneses em visita a Maringá

A integrante da família imperial foi recepcionada pela comunidade nipo-brasileira de Maringá

Princesa Kako de Akishino exalta memória dos imigrantes japoneses em visita a Maringá
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A princesa do Japão Kako de Akishino iniciou neste domingo (8) sua agenda oficial no Paraná, sendo recepcionada pela comunidade nipo-brasileira de Maringá, na região Noroeste. A representante da família imperial japonesa está no País em comemoração aos 130 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e o Japão, que tem sido chamado de o “Ano de Intercâmbio da Amizade Brasil-Japão".

No Paraná, ela fará visitas ainda a Rolândia e Londrina, nesta segunda-feira (9), quando se encontrará com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, e irá a Foz do Iguaçu nos dias 14 e 15 de junho, onde visitará as Cataratas do Iguaçu.

Em Maringá, a princesa Kako recebeu as boas-vindas na Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema), que representa a comunidade nipo-brasileira na cidade. Ela se encontrou com jovens nikkeis, acompanhou apresentações de danças e tambores japoneses e ainda regou uma árvore — uma cerejeira que foi plantada na associação para simbolizar a visita imperial.

“É com grande satisfação que celebramos o 130° aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre o Japão e o Brasil e o Ano do Intercâmbio da Amizade entre os dois países”, declarou a princesa.

“Já se passaram mais de 100 anos desde que os imigrantes japoneses começaram a se estabelecer no Paraná, e em memória a eles, voltei ao caminho que percorreram mais de um século atrás. Expresso meu profundo respeito aos imigrantes e seus descendentes, que apesar de todas as dificuldades enfrentadas, se esforçaram diariamente e têm contribuído com a sociedade brasileira”, complementou. 

Sobrinha do atual imperador Naruhito e filha de Fumihito de Akishino, seu sucessor, a princesa Kako lembrou que o Brasil tem a segunda maior comunidade japonesa do mundo, com cerca de 2,7 milhões de imigrantes e descendentes. Só no Paraná, estima-se 276 mil pessoas, a segunda maior comunidade nipônica do Brasil, atrás apenas de São Paulo.

Fonte/Créditos: Agência Estadual de Notícias

Créditos (Imagem de capa): Foto: Roberto Dziura Jr./AEN

Comentários:

RPJNews

Publicado por:

RPJNews

Reportagem comunitária integrando brasileiros no exterior

Saiba Mais