O tufão nº 5 atingiu a costa perto da cidade de Ofunato, na província de Iwate, por volta das 8h30 do dia 12, provocando chuvas torrenciais em toda a região de Tohoku. Em Iwate, a precipitação ultrapassou os 400 mm em apenas 48 horas, marcando um recorde histórico e elevando o risco de inundações de rios e deslizamentos de terra. Vários governos locais emitiram ordens de evacuação, e algumas casas foram inundadas.
Embora o tufão deva se transformar em um ciclone tropical no Mar do Japão no dia 13, os efeitos devastadores do fenômeno devem continuar até o dia 14, com chuvas intensas previstas para Hokkaido e Tohoku. Este é apenas o terceiro tufão a atingir diretamente o lado pacífico de Tohoku desde o início das estatísticas em 1951, e o primeiro a atingir o arquipélago japonês este ano.
Segundo a Agência Meteorológica do Japão, a chuva começou a cair em Tohoku por volta do dia 10, afetando principalmente o lado do Pacífico. Em algumas áreas da província de Iwate, a precipitação total já havia superado os 200 mm, enquanto na cadeia Shimoto, em Yamane-machi, cidade de Kuji, o acúmulo ultrapassou os 400 mm, mais que o dobro da média de um mês de agosto em um ano normal. A cidade emitiu uma ordem de segurança emergencial devido ao risco iminente de inundação do rio.
Para as próximas 24 horas, a previsão de precipitação é de 150 mm em Hokkaido e 120 mm em Tohoku, com volumes adicionais esperados a partir do dia 13.
Comentários: