PORTAL RPJNEWS

Sexta-feira, 07 de Novembro de 2025
Idioma atual
MENU

Notícias / Policial

Golpe do Falso Policial: Quatro Homens São Presos na Malásia por Fraude Contra Idosa no Japão

Suspeitos se passavam por agentes de Miyagi e convenciam vítimas a entregar dinheiro, com prejuízo estimado em 50 milhões de ienes em todo o país

Golpe do Falso Policial: Quatro Homens São Presos na Malásia por Fraude Contra Idosa no Japão
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

TÓQUIO, JAPÃO – Quatro homens residentes na Malásia foram presos sob suspeita de envolvimento em um esquema de fraude telefônica no Japão, no qual se passavam por policiais para enganar vítimas. As prisões foram realizadas em 8 de outubro, após investigações ligarem os suspeitos aos contatos telefônicos iniciais do golpe.

Os acusados são Masaya Kuzugo (25), Yuki Waki ​​(30), Shuzo Nakatani (25) e Kai Hikawa (25). O grupo é suspeito de ter defraudado uma mulher de 80 anos, residente na Prefeitura de Gunma, em 500.000 ienes em dinheiro.

A Sequência do Engano

A fraude seguia um roteiro já conhecido: a idosa primeiramente recebeu uma ligação de alguém que alegava ser da central de atendimento ao cliente de uma operadora de telecomunicações. O golpista informava falsamente que seu contrato de telefonia móvel havia sido assinado de forma fraudulenta, utilizando uma carteira de motorista falsificada, e que a Polícia da Prefeitura de Miyagi seria notificada.

Em seguida, a mulher era contatada por um dos suspeitos, que se apresentava como o "Miyazaki" da Polícia de Miyagi. O falso policial mentia, dizendo: "Precisamos investigar o saldo da sua conta para provar sua inocência", conseguindo assim convencer a vítima a entregar o montante. Investigações subsequentes confirmaram que os quatro homens presos na Malásia foram os responsáveis pelos primeiros contatos telefônicos que iniciaram o golpe.

A polícia acredita que há dezenas de casos semelhantes de fraude em todo o Japão, com as perdas totais estimadas em cerca de 50 milhões de ienes. As autoridades seguem investigando a extensão do esquema e o modo de operação da quadrilha baseada no exterior.

Comentários:

RPJNews

Publicado por:

RPJNews

Reportagem comunitária integrando brasileiros no exterior

Saiba Mais