PORTAL RPJNEWS

Quinta-feira, 09 de Outubro de 2025
Idioma atual
MENU

Notícias / Saúde

Japão bate recorde de infecções transmitidas por carrapatos em 2025

Mais de 130 casos e ao menos 10 mortes já foram confirmadas; doença não tem vacina e preocupa autoridades de saúde.

Japão bate recorde de infecções transmitidas por carrapatos em 2025
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

TÓQUIO – O Japão registrou um recorde de 135 casos da Síndrome de Febre Grave com Trombocitopenia (SFTS), doença viral potencialmente fatal transmitida por carrapatos, somente em 2025, segundo dados divulgados nesta terça-feira (12) pelo Instituto Nacional de Segurança Sanitária. O número ultrapassa o recorde anterior, de 134 registros em 2023.

Até o momento, mais de 10 pessoas morreram em decorrência da infecção. A SFTS pode ser transmitida tanto pela picada do carrapato quanto pelo contato com sangue de pessoas ou animais infectados.

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar recomenda que trabalhadores rurais e pessoas que circulam em áreas externas usem roupas que cubram a pele como forma de prevenção.

O período de incubação varia entre seis dias e duas semanas, com sintomas que incluem febre, vômitos, diarreia e até perda de consciência. Idosos representam o grupo mais vulnerável: mais de 90% dos pacientes têm 60 anos ou mais, e a taxa de mortalidade pode chegar a 30%.

As províncias do oeste do Japão concentram a maioria dos casos, com destaque para Kochi, que já registrou 14 infectados. Porém, a doença também se espalhou para regiões do centro, leste e até para Hokkaido, no extremo norte.

Os surtos são mais comuns da primavera ao outono, período de maior atividade dos carrapatos. Apenas na semana encerrada em 10 de agosto, oito novos casos foram confirmados.

A SFTS foi identificada pela primeira vez na China em 2011 e chegou ao Japão em 2013. Atualmente, não existe vacina disponível, embora alguns antivirais possam ser utilizados no tratamento.

Fonte/Créditos: Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar

Comentários:

RPJNews

Publicado por:

RPJNews

Reportagem comunitária integrando brasileiros no exterior

Saiba Mais