Portal RPJNEWS

Quinta-feira, 14 de fevereiro

Comunidade

Justiça dos EUA decide que Trump Media e Rumble não precisam seguir ordem brasileira

Juíza afirma que determinação do STF ainda não foi aplicada e protege redes sociais americanas

RPJNews
Por RPJNews
Justiça dos EUA decide que Trump Media e Rumble não precisam seguir ordem brasileira
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Um juiz dos Estados Unidos decidiu que as plataformas Trump Media & Technology Group e Rumble não são obrigadas a cumprir uma ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil, que determinava a remoção de contas de um importante apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão, considerada uma vitória pela defesa da liberdade de expressão nos EUA, foi proferida pela juíza distrital Mary Scriven, da Flórida.

A ação foi movida pela Trump Media e pela Rumble contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF, alegando que sua ordem representava censura ilegal contra vozes conservadoras e violava a Primeira Emenda da Constituição dos EUA, que protege a liberdade de expressão. Scriven, no entanto, argumentou que a determinação brasileira ainda não foi oficialmente aplicada às empresas, tornando a ação e o pedido de restrição prematuros.

O presidente-executivo da Trump Media, Devin Nunes, comemorou a decisão, chamando-a de "grande vitória para a liberdade de expressão". A Rumble também celebrou a medida, afirmando que a decisão "envia uma mensagem forte aos governos estrangeiros de que não podem impor censura em plataformas americanas".

Leia Também:

O Supremo Tribunal Federal do Brasil ainda não se manifestou sobre o caso.

FONTE/CRÉDITOS: Da redação
Comentários: