Em março de 2024, um grupo realizou compras em três lojas de conveniência na cidade de Tottori, adquirindo grandes quantidades de cigarros e outros itens utilizando smartphones com informações de cartões de crédito obtidas ilegalmente e registradas em nome de outras pessoas.
A Polícia de Tottori prendeu três estrangeiros, incluindo cidadãos chineses e malaios, um chinês desempregado de 27 anos que vivia em Osaka, um malaio desempregado de 23 anos sem residência fixa, e um cidadão taiwanês de 25 anos que também vivia em Osaka. De acordo com a polícia, os criminosos usavam as redes sociais para obter instruções sobre as lojas a serem visitadas e a quantidade de compras a ser feita.
A Polícia acredita que o crime foi cometido por Tokuryu, um grupo criminoso anônimo e móvel que recruta perpetradores nas redes sociais. Os investigadores apreenderam mais de 100 smartphones com informações de cartões de crédito registrados em nomes de várias pessoas dentro do carro dos suspeitos.
O chinês responsável pelas instruções já havia sido preso em Osaka por um caso semelhante. Contudo, como ele não conhecia os dois executores em Tottori, a polícia acredita que o crime foi cometido por Tokuryu, que continua a recrutar criminosos através das redes sociais.
A identidade dos três indivíduos não foi divulgada para não prejudicar a investigação, que segue em andamento na tentativa de identificar cúmplices, crimes adicionais e instrutores de alto escalão do grupo criminoso.
Comentários: