Portal RPJNEWS

Segunda-feira, 02 de Dezembro de 2024

Notícias Justiça

Um em cada três estrangeiros residentes no Japão sofre preconceito

Discriminação é percebida em ambiente de trabalho e também dificulta compra de imóveis

Um em cada três estrangeiros residentes no Japão sofre preconceito
Reuters
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Pesquisa realizada em 2017

Cerca de 30% dos estrangeiros que vivem no Japão dizem ter experimentado comentários depreciativos por causa de seus antecedentes, enquanto aproximadamente 40% sofreram discriminação ligada à sua moradia, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Justiça do país.

O órgão enviou um questionário para milhares de estrangeiros residentes no país e obteve um panorama inédito sobre o racismo local. Os resultados foram divulgados enquanto o país se prepara para sediar a Copa do Mundo de Rugby, em 2019, e os Jogos Olímpicos de 2020.

Cerca 18.500 residentes estrangeiros no país receberam ao levantamento no final do ano passado. O governo recebeu respostas de 4.252 habitantes.

Um em cada três entrevistados afirmou ter recebido comentários discriminatórios "frequentemente" ou "às vezes". Na maioria das vezes, os comentários eram feitos por estranhos, mas também houve registro de comentários realizados por chefes, colegas ou subordinados em seus locais de trabalho.

 

Os problemas nestes ambientes não se limitavam a comentários verbais. Uma em cada quatro pessoas que havia procurado um emprego disse que a vaga lhes foi negada porque era estrangeira, e um em cada cinco acredita que tem salário menor do que seus colegas devido à diferença de nacionalidade.

O preconceito relacionado à moradia também seria comum. Quatro em cada dez pessoas que relataram estes casos disseram que foram impedidos de morar em um determinado local porque eram estrangeiros.

O governo respondeu aos resultados prometendo aumentar a educação sobre os direitos humanos no país. Outra medida será informar serviços de apoio aos estrangeiros que enfrentam discriminação.

O questionário também revelou um desconforto significativo em relação aos militantes ultra-nacionalistas, que frequentemente dirigem pelas ruas das grandes cidades com alto-falantes pregando o seu discurso.

Mais de 1.150 reuniões com "discurso de ódio" foram realizadas no Japão entre abril de 2012 e setembro de 2015, segundo o Ministério da Justiça.

link original-https://oglobo.globo.com/brasil/um-em-cada-tres-estrangeiros-residentes-no-japao-sofre-preconceito-diz-pesquisa-21142827

FONTE/CRÉDITOS: O Globo
Comentários:

Veja também