Portal RPJNEWS

MENU

Notícias / Saúde

RPJ-Japão confirma primeira morte no mundo pelo vírus Oz

Mulher sofreu miocardite após infecção pelo patógeno transmitido por carrapatos

RPJ-Japão confirma primeira morte no mundo pelo vírus Oz
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Uma mulher de 70 anos morreu na província de Ibaraki após contrair o vírus Oz, tornando-a a primeira morte do mundo pela infecção possivelmente transmitida por carrapatos.

O vírus foi descoberto no país em 2018 e, embora possa ter havido casos de humanos e animais selvagens infectados, não havia confirmação de em uma pessoa até agora, disseram as autoridades.  A mulher foi a uma instituição médica em 2022 após desenvolver sintomas, incluindo febre e fadiga, segundo o governo da província e o ministério da saúde.

Ela foi diagnosticada com pneumonia, mas depois que sua condição piorou, ela foi hospitalizada e um carrapato foi encontrado em sua coxa direita. Ela morreu de miocardite, inflamação do músculo cardíaco, 26 dias após ser internada. Não existe vacina contra o vírus Oz.

O instituto disse que ser infectado pelo vírus não é necessariamente fatal, mas mais estudos precisam ser realizados sobre seus sintomas e perigos. O vírus foi detectado pela primeira vez em 2018 no carrapato Amblyomma testudinarium encontrado na prefeitura ocidental de Ehime.

Acredita-se que o vírus Oz seja transmitido pela picada do carrapato, disse o instituto, com a espécie existente em uma ampla área do Japão. Anticorpos foram encontrados em macacos selvagens, javalis e veados na província de Chiba, perto de Tóquio, em Gifu e Mie, nas prefeituras ocidentais de Wakayama e Yamaguchi e no sudoeste de Oita. Dois caçadores em Yamaguchi também testaram positivo para os anticorpos.

"É importante proteger a pele ao entrar em áreas gramadas para não ser picado por esses carrapatos", disse um funcionário do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar.

Comentários: