Portal RPJNEWS

Terça-feira, 12 de Novembro de 2024

Notícias Saúde

Médicos americanos identificam o menor câncer de pele já registrado

Melanoma que media apenas 0,65 mm, a metade da espessura de um pelo, foi identificado por dermatologistas da Universidade de Portland

Médicos americanos identificam o menor câncer de pele já registrado
7minutos
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Um estudo de caso publicado por dermatologistas da Universidade de Portland, nos Estados Unidos, identificou o menor câncer de pele do mundo. Medindo apenas 0,65 mm, metade da espessura de um fio de cabelo grosso, o melanoma era praticamente invisível a olho nu. O menor caso documentado até então tinha 0,9 mm.

O artigo, publicado no Dermatology Practical & Conceptual em janeiro deste ano, afirmou que o câncer foi encontrado no rosto de uma mulher de 61 anos. Além do recorde, a descoberta é importante para o avanço das técnicas de detecção de cânceres de pele em fase inicial.

A detecção rápida de um melanoma é o método mais importante para combater a doença. Para fazer o diagnóstico, precisamos utilizar diferentes táticas”, afirmam os pesquisadores no artigo.

A descoberta foi possível a partir de um autoexame feito pela paciente, que encontrou a pequena mancha. Para detectar o câncer, foi feita uma combinação de exames de imagem e moleculares.
 
A mulher não tinha histórico de câncer de pele e os médicos afirmam que a doença se desenvolveu por excesso de exposição ao sol. O melanoma e a pele ao redor foram retirados em uma pequena cirurgia.
 
FONTE/CRÉDITOS: 7minutos
Comentários:

Veja também