A província de Chiba confirmou no dia 24 de janeiro, um surto de gastroenterite infecciosa causada pelo norovírus em uma escola primária localizada na cidade de Kamagaya. De acordo com dados oficiais, mais de 170 crianças e dois funcionários apresentaram sintomas como vômitos e diarreia, com a confirmação da presença do vírus em amostras de fezes de sete estudantes.
A maior parte dos casos, concentrada entre os alunos da segunda e terceira séries, foi registrada entre os dias 16 e 20 de janeiro. A rápida disseminação da doença levou as autoridades de saúde a investigar a causa do surto.
A Divisão de Controle de Doenças da província suspeita que a contaminação tenha ocorrido devido a práticas inadequadas de higiene, como o descarte incorreto de resíduos contaminados. Para conter a propagação do vírus, o Centro de Saúde Pública de Narashino foi acionado e ofereceu orientações à escola sobre as medidas de higiene a serem adotadas, incluindo o descarte adequado de lixo e a importância da lavagem das mãos.
É importante ressaltar que, apesar do grande número de casos, nenhum quadro grave foi registrado até o momento. As autoridades de saúde continuam monitorando a situação e reforçando a importância da higiene para prevenir novos casos.
Comentários: